Vagas do Prouni 2018 Primeiro Semestre

Atualizado em: 31 janeiro 2018

by Prouni 2018 on 31/01/2018

Foi liberada pelo MEC (Ministério da Educação) a consulta de vagas para o ProUni 2018 (Programa Universidade para Todos) referentes ao primeiro processo seletivo.  Os interessados podem realizar a consulta através do site do programa http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica.

Desde 2005, quando o programa foi criado, o ProUni promove a inclusão de estudantes de baixa renda no ensino superior, através da concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições de ensino privadas.

As bolsas de estudo integrais do Prouni 2018 são destinadas aos estudantes cuja renda familiar mensal por pessoa seja de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais  são para os estudantes que comprovem renda mensal familiar de até três salários mínimos.

INSCRIÇÕES DO PROUNI 2018

Vagas do Prouni 2018 Primeiro SemestreSegundo o MEC (Ministério da Educação), neste semestre os candidatos terão à disposição 242.897 vagas, o maior número da história do programa, e serão abrangidos os cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

As vagas serão distribuídas entre as 2.976 instituições de ensino da rede particular que participam do programa. Deste total, 113.863 vagas serão destinadas para bolsas de estudo integrais (37.604, para os cursos da modalidade à distância – Ead) e 129.124, para as  bolsas de estudo parciais.

As inscrições do ProUni 2018 para o primeiro semestre deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial http://siteprouni.mec.gov.br/, no período de 06 a 09 de fevereiro, quando poderão ser indicadas até duas instituições de ensino, a cidade, o tipo da bolsa pretendida (integral ou parcial), o curso e o turno de estudo.

Logo em seguida, no dia 14 do mesmo mês, ocorrerá a primeira chamada dos  candidatos  selecionados, que deverão fazer as matrículas entre os dias 15 e 23 subsequentes.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROUNI 2018

Para concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo ProUni, o estudante deverá comprovar que não possui diploma em curso superior, que participou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 com pontuação média de no mínimo 450 pontos e que não tenha zerado a prova de redação. Além disso, os candidatos também deverão preencher os seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Para mais informações, acesse a página do ProUni 2018 no Facebook.

[Total: 1    Média: 3/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: