Resultado do Prouni 2018

Atualizado em: 7 fevereiro 2018

by Prouni 2018 on 10/02/2018

Veja neste artigo como consultar o Resultado do Prouni 2018. O Programa Universidade para Todos criado pelo Ministério da Educação – MEC para conceder através de processo seletivo bolsas de estudos para cursos de nível superior. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (06/02) e terminam sexta-feira (09/02). O resultado da primeira chamada será divulgado em breve sendo a próxima etapa do processo de seleção em 2018.

As inscrições para participar do primeiro processo seletivo do ProUni 2018 podem ser realizadas apenas no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. As inscrições são gratuitas e assim que concretizadas dão direito ao participante a concorrer bolsas de estudos. Elas podem custear até 100% do valor das mensalidades de cursos de graduação de nível superior em instituições privadas de ensino superior.

Segundo divulgado pelo MEC, as inscrições para participar do primeiro processo seletivo do ProUni 2018 começaram no dia 06 de fevereiro e terminam no dia 09 do mesmo mês. Já os resultados da primeira e segunda chamada do ProUni 2018 para os participantes selecionados será divulgado nos dias 14 de fevereiro e 03 de março.

Como é o Processo Seletivo do Prouni 2018

RESULTADO PROUNI 2018Antes de saber como funciona o processo seletivo do Prouni 2018, o participante deve saber se está apto a concorrer uma das bolsas de estudos que serão oferecidas nesta edição. Podem participar os candidatos que:

  • Em 2017 tenham participado do Enem e obtido nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e nota maior que zero na prova de redação,
  • Não possuem diploma de nível superior,
  • Estudaram em escolas públicas durante o ensino médio
  • Estudaram em escolas particulares durante o ensino médio na condição de bolsita integral,
  • São portadores de algum tipo de deficiência física,
  • Professores da rede pública do quadro efetivo da instituição que desejem cursos voltados para sua área de atuação.

São dois os tipos de bolsas de estudos oferecidos no processo seletivo do Prouni 2018. A bolsa de estudos integral para candidatos que tenham uma renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. E a bolsa de estudos parcial, para candidatos com renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa.

Atendendo aos requisitos, os candidatos ao realizarem a inscrição para o Prouni 2018 devem informar em ordem de preferência duas opções de curso que desejam utilizar a bolsa de estudos. Vale lembrar que durante o período de inscrição é possível que o candidato altere suas opções de curso, e o sistema vai considerar valida sempre a última opção.

Quem concorrer a bolsa de estudos parcial do Prouni 2018 e for selecionado, tem a opção de usar o financiamento estudantil do Programa de Financiamento Estudantil – FIES, desde que a instituição de ensino superior seja parceira do FIES.

Quando terminar o prazo de inscrição o sistema obedecendo as notas do Enem e as opções de curso seleciona os candidatos melhores classificados. Ao todo são realizadas duas chamadas e quem for pré-selecionado terá um prazo para comparecer a instituição de ensino para efetivar a matrícula.

Lista de Espera do Prouni 2018 e Resultado

Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma de suas opções de curso, ou seja, selecionado com a segunda opção no processo seletivo pode manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni 2018.

Na Lista os candidatos podem concorrer apenas com a segunda opção de curso, e de acordo com o cronograma do Prouni 2018, os candidatos vão ter a oportunidade de manifestar o interesse em fazer parte da lista no período de 16 a 19 de março.

Os selecionados na Lista de Espera devem comparecer nas instituições de ensino superior para comprovar as informações e efetuar matrícula entre os dias 21 e 22 de março.

Não esqueça, caso não consiga desta vez, o candidato pode participar do processo seletivo em 2019, desde que realize novamente as provas do Enem.

As inscrições para o Prouni 2018 foram abertas no dia 6 e terminam no dia 9 de fevereiro, fiquem atentos.

Mais informações e todas as datas do cronograma do Prouni 2018 estão disponíveis na página do Facebook, curta e compartilhe.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Genison Magno fevereiro 16, 2018 às 18:13

E um pograma que vai ajudar muitos jovens

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: