ProUni 2018 Inscrições e Resultado

Atualizado em: 25 fevereiro 2017

by Prouni 2018 on 25/02/2017

Processo seletivo ProUni 2018: Veja quem pode se inscrever e como consultar o resultado! No fim do mês de janeiro será aberto o período de inscrição do ProUni 2018 – Programa Universidade para Todos. Poderão se inscrever os estudantes de baixa renda, sem diploma de curso superior, que participarem do Enem 2017. Os resultados serão divulgados em duas chamadas regulares e sucessivas, com abertura de lista de espera para preencher as eventuais vagas restantes.

Criado pelo Governo Federal no ano de 2004, o ProUni é um Programa do Ministério da Educação (MEC) que ajuda na democratização do acesso ao ensino superior no país, oferecendo bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de faculdades particulares de todo o país.

Onde e como fazer inscrição no ProUni 2018?

As inscrições do ProUni 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, na página oficial do programa, no portal do MEC. Para se inscrever, o estudante deve acessar http://siteprouni.mec.gov.br/, tendo em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2017.

Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los em links de apoio disponíveis na própria página. É através do número de inscrição e senha que o sistema tem acesso ao aproveitamento do participante no Exame Nacional do Ensino Médio, tornando possível realizar a classificação no processo seletivo.

Ao fazer inscrição no ProUni 2018, cada estudante terá o direito de escolher até duas opções de curso diferentes, em ordem de preferência. Em ambas, será necessário indicar a modalidade de concorrência à bolsa. O Programa oferece ampla concorrência, cotas e eventuais políticas de ações afirmativas em algumas instituições.

A reserva de vagas para cotas do ProUni 2018 acontecerá para os deficientes e para os autodeclarados indígenas, pretos ou pardos. A quantidade de vagas destinadas aos cotistas equivale ao percentual dos cidadãos indígenas, pretos e pardos indicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no respectivo Estado do candidato.

Quem pode se inscrever no ProUni 2018?

ProUni 2018 Inscrições e Resultado

O edital do ProUni 2018 será divulgado apenas no início do ano. No entanto, as regras do Programa deverão ser mantidas. Portanto, é possível afirmar que, para se inscrever, o candidato precisa de média igual ou superior a 450 pontos na prova, sem ter tirado zero na redação.

Além disso, o participante precisa satisfazer pelo menos um dos requisitos do ProUni 2018 descritos a seguir:

§ Ter cursado o ensino médio em escolas públicas, ou como bolsista integral em escola particular;

§ Ser pessoa com deficiência;

§ Ser professor de escola pública, em pleno exercício do magistério, com o objetivo de concorrer a bolsas em licenciatura.

Qual deve ser a renda do ProUni 2018 para bolsas integrais e parciais?

O requisito de renda do ProUni 2018 varia de acordo com o tipo de bolsa que o candidato pretende concorrer. Assim, a exigência se dá da seguinte forma:

  • Bolsa integral ProUni 2018 (100%): rendimento familiar bruto mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial ProUni 2018 (50%): rendimento familiar bruto mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O requisito de renda não se aplica apenas aos professores de magistério da rede pública, que buscam bolsas em cursos de licenciatura.

Resultado ProUni 2018 será divulgado em primeira e segunda chamada

O resultado do ProUni 2018 será divulgado em duas chamadas. Para consultar a lista de aprovados, os estudantes deverão acessar a página de inscrição, ou procurar a respectiva instituição de ensino onde se inscreveu. Além disso, a consulta também poderá ser feita através da Central de Relacionamento do MEC, no telefone 0800-616161.

Logo após a divulgação dos resultados, os estudantes pré-selecionados deverão se dirigir à faculdade a fim de prosseguir com as matrículas do ProUni 2018. Para isso, será necessário levar toda a documentação que comprove as informações prestadas no ato da inscrição.

Dentre os principais documentos do ProUni 2018 estão comprovante de renda e documento de identificação de todos os membros da família, além de histórico escolar do participante.

Quem não for selecionado nas chamadas regulares ainda terá a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni 2018, no próprio site de inscrição, visando preencher as eventuais vagas que ainda restarem.

Assim que o MEC confirmar, divulgaremos informações sobre todas as regras e cronograma do ProUni 2018. Para ficar por dentro de tudo, continue visitando nosso site e curta a nossa página no facebook!

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: