Prouni 2018 Inscrições e Bolsa Remanescentes

Atualizado em: 5 janeiro 2018

by Prouni 2018 on 05/01/2018

Neste artigo vamos ensinar como fazer as inscrições para o Prouni 2018 que estão previstas para a segunda quinzena do mês de janeiro. A data oficial estará disponível no edital do Programa Universidade para Todos que deverá ser divulgado pelo Ministério da Educação nos próximos meses.

As inscrições do Prouni 2018 abrirá logo após o encerramento do Sistema de Seleção Unificada – Sisu que é o primeiro programa educacional a abrir inscrições assim que o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem divulga as notas. O Prouni é utilizado por muitos estudantes que concorrem a bolsas em instituições privadas, o cadastro é feito sem cobrança de taxa.

Outro programa educacional relacionado a instituições privadas é o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies que financia o estudo do candidato e que o estudante deverá pagar após o curso, além de obter lucros menores.

Inscrição para o Prouni 2018

Prouni 2018 Inscrições e Bolsa Remanescentes

O edital do Prouni 2018 irá confirmar as datas oficiais para as inscrições do processo seletivo do primeiro semestre. O cadastro é gratuito é feito através da internet no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/ no prazo normal de quatro dia (tempo que as inscrições ficam abertas). Para iniciar o cadastro é preciso o número de inscrição do Enem 2017 e a senha, assim o sistema do programa automaticamente receberá os dados como nome, nota e dados pessoais.

O programa foi criado no ano de 2004 pela Lei nº 11.096 onde o MEC disponibiliza bolsas parciais e bolsas integrais em instituições privadas. Entretanto, para se cadastrar possui algumas exigências como nota, renda salarial e entre outras que vamos apresentar logo a seguir. Cada estudante poderá apresentar dois tipos de cursos e instituição, além da modalidade de concorrência e tipo de bolsa (integral ou parcial).

Requisitos do Prouni 2018

ProUni 2018 Inscrições, Datas e Cronograma

A princípio um dos principais requisitos do Prouni 2018 é que o estudante não poça ser portador de diploma do ensino superior e tenha participação na última edição do Enem obtendo nota média maior que 450 pontos nas matérias e não tenha zerado a redação. Além disto o estudante deverá se identificar a pelo menos um destas competências:

  • Cursado todo o ensino médio em escola de rede pública;
  • Concluído o ensino médio em escola de rede privada na condição de bolsista integral;
  • Cursado parcialmente o ensino médio em escola de rede pública, mas concluído em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ser portador de deficiência;
  • Seja professor de escola pública, em pleno exercício do magistério da educação básica, com intenção de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, exclusivamente.

Cada bolsa do Prouni 2018 também exige requisito, mas referente a renda do candidato. Para concorrer as bolsas integrais o estudante precisa ser portador de um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais o participante deverá ter uma renda salarial familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Estas são todas as exigências para se inscrever no processo seletivo da chamada regular.

Bolsa Remanescentes do Prouni 2018

Além da chama regular o programa também disponibiliza as bolsas remanescentes do Prouni 2018 que é utilizado pelos estudantes que fizeram o Enem a partir da edição 2010, além de obter nota mínima ou sejam professor da rede pública de ensino. Lembrando que só poderá se inscrever apenas aqueles que não tenham sido selecionados na chama chamada regular.

As bolsas remanescentes do programa são apenas a ocupação daquelas vagas não ocupadas no decorrer do processo. Para mais informações sobre este procedimento, poderá ser acompanhado artigo referente as bolsas remanescentes do Prouni 2018 (clique e conheça).

Para as atualizações e acompanhamento através das redes sociais, curta e compartilhe a página do Facebook Prouni 2018. Boa sorte!

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Ariane abril 3, 2018 às 10:53

Eu também não estou conseguindo

Responder

Ana abril 3, 2018 às 15:49

alguem sabe se ja abriu as vagas remanecentes?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: