MEC confirma data das inscrições do ProUni 2018 segundo semestre

Atualizado em: 6 julho 2018

by Prouni 2018 on 06/07/2018

Cronograma ProUni 2018 segundo semestre: O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta segunda-feira (18), o edital com todas as regras e datas do ProUni 2018 segundo semestre. O período de inscrição do Programa Universidade para Todos acontecerá entre os dias 26 (terça-feira) e 29 (sexta-feira) deste mês.

Duas vezes ao ano, uma em cada semestre letivo, o MEC abre as inscrições para o ProUni, oferecendo bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em cursos de faculdades particulares a estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano imediatamente anterior.

Quando serão abertas as inscrições do ProUni 2018 2? Quem pode se inscrever?

Conforme foi publicado no edital do ProUni 2018 segundo semestre, divulgado pelo MEC na manhã desta segunda-feira, o período de inscrições será aberto na última semana deste mês.

Como se inscrever no Prouni 2018Os estudantes terão oportunidade de realizar inscrição no ProUni 2018 segundo semestre a partir das 10h da manhã do dia 26, uma terça-feira, até às 23h59min do dia 26, na sexta-feira seguinte, levando sempre em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Conforme consta no item 1.2 do edital, somente poderão se inscrever no processo seletivo do ProUni 2018 segundo semestre os estudantes brasileiros, sem diplomas de cursos superiores, que participaram do Enem 2017, conquistando média igual ou superior a 450 pontos na prova e nota maior do que zero na redação, e que atendam a pelo menos um dos requisitos a seguir:

  • Ter cursado todos os anos do ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escolas particulares, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola particular, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, em pleno exercício da função de magistério na escola, com objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura ou normal superior, sem a necessidade de se enquadrar no requisito de renda

Para todos os participantes, exceto professores do último tópico, é necessário comprovar renda máxima média mensal, por membro familiar, de acordo com o tipo de bolsa escolhida.

Se a opção for por bolsa integral, o limite de renda é de 1,5 salário mínimo per capita. Caso a opção seja por bolsa parcial, o rendimento sobe para 3 salários mínimos.

Como fazer inscrição no ProUni 2018 segundo semestre?

Se o estudante se encaixar nos requisitos do ProUni 2018 segundo semestre citados acima, basta acessar a página de inscrição e efetuar seu registro dentro do prazo previsto.

Antes disso, aconselhamos que todos leiam atentamente o edital do Programa, a fim de ficar por dentro de todas as regras e exigências do MEC. O documento está disponível neste link.

Para fazer inscrição no ProUni 2018 2º semestre, o candidato precisa acessar a página oficial do programa, no portal do MEC, disponível no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/.

Para começar a se inscrever, será necessário informar o número de inscrição e a última senha cadastrada na plataforma do Enem 2017. Assim, o sistema terá acesso ao aproveitamento do candidato em todas as áreas de conhecimento do Exame, incluindo a redação.

Depois disso, será necessário informar um endereço de e-mail e número de telefone pessoais e válidos, bem como dados cadastrais dos membros familiares, como CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e rendimento bruto mensal, quando for o caso.

Por fim, cada participante terá o direito de se inscrever em duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa, em ordem de preferência.

Em cada uma das opções será necessário, além de indicar o tipo de bolsa, escolher a modalidade de concorrência ao benefício.

Além da ampla concorrência, o MEC também reserva vagas a estudantes que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, e algumas instituições ainda possuem políticas de ações afirmativas próprias, informadas no ato da inscrição.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato com a Central de Relacionamento do MEC, no telefone 0800-616161.

Curta a página do ProUni 2018 no facebook!

[Total: 3    Média: 3.3/5]

Comments

comments

Cleiton da Silva agosto 27, 2018 às 21:45

Eu desejo concorrer a vagas integrais , preencho todos os requisitos , só que o último Enem que fiz foi no ano de 2015 , como faço para fazer a inscrição ?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: