Inscrições Prouni 2018

Atualizado em: 24 outubro 2017

by Prouni 2018 on 24/10/2017

Neste artigo trouxemos informações importantes sobre como se inscrever para o Prouni 2018. Estamos a poucos meses para o início do Programa Universidade para Todos. A previsão é de que ainda em dezembro o Ministério da Educação (MEC) faça a divulgação do edital, que possui a confirmação de todas as exigências e datas oficiais do programa.

O órgão responsável pelo Prouni 2018 é o MEC. O programa foi criado pelo Governo Federal na Lei nº 11. 096 de 13 de janeiro de 2005, no qual tem objetivo de democratizar o acesso as instituições privadas do ensino superior no Brasil. Através deste programa o estudante se inscreve e pode concorrer a bolsas integrais (totalmente grátis) ou parciais que pode obter desconto de até 50%.

Previsão de início das inscrições do Prouni 2018

Normalmente as inscrições do Prouni 2018 abrem em dois semestres. A previsão é de que seja na segunda quinzena do mês de janeiro e a outra no meio do ano. O cadastro é totalmente gratuito, entretanto feito somente através da internet no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Lembrando que só ficará disponível até às 23h59min horário de Brasília, quando são divulgados os resultados do Prouni 2018 parciais atualizados pela nota de corte.

Primeira Chamada Prouni 2018

Para poder concorrer as bolsas do programa é preciso que o estudante se habilite em algumas exigências apresentadas logo abaixo. O mais é importante saber que o candidato não pode possuir diploma do ensino superior. O estudante deverá atender a pelo menos um destes requisitos:

  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola de rede pública;
  • Conclua a ensino médio em escola de rede particular, entretanto, na condição de bolsista integral;
  • Ter estudado parcialmente em escola de rede pública, mas tenha concluído em escola de rede pública na condição de bolsista;
  • Seja portador de deficiência;
  • Que seja professor de magistério em escola da rede pública, em pleno exercício do cargo, com objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.

Outros requisitos para Inscrição do Prouni 2018

Além destas exigências as bolsas também possuem requisitos referentes a cada uma. Os candidatos que gostariam de optar pelas bolsas integrais deveram obter uma renda salarial bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais deverá ser de até três salários mínimo por pessoa, lembrando que o desconto poderá chegar até 50%, mas varia da renda de cada um.

Vamos ver então como fica o passo a passo de como se inscrever no Prouni 2018. O estudante que tenha obtido nota média maior que 450 pontos e tenha tirado nota maior que zero no Exame Nacional do Ensino Médio referente a edição 2017 e respeite os requisitos informados acima poderá iniciar a inscrição. Basta acessar o endereço eletrônico informando o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), número de inscrição e senha do Enem.

Deverá informar dois tipos de cursos, instituição, turno e tipo de concorrência, sento todos em ordem de preferência. As alterações poderão ser feitas enquanto as inscrições do Prouni 2018 estejam disponíveis, caso contrário será validado aquele ultimo cadastro confirmado. Durante o dia o estudante poderá acompanhar a nota de corte (nota mínima para estar entre os selecionados).

A nota poderá ser alterada durante todos os dias de inscrição, por isto a importância do acompanhamento do cadastro. Os não selecionados na primeira opção na chamada regular podem participar da lista de espera, desde que respeite os requisitos.

Bolsas remanescentes do Prouni 2018

As bolsas remanescentes do Prouni 2018 e nada mais que aquelas que eventualmente não foram ocupadas no decorrer do processo regular do programa. Como na chamada regular está também possui algumas exigências:

  • Seja professor de magistério em escola da rede pública, em pleno exercício do cargo, com objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura;
  • Tenha participado do Enem a partir da edição 2010 e tenha obtida nota mínima que é igual à da chamada regular;
  • Não tenha sido selecionado em nenhuma das opções da chamada regular.

Para as atualizações, acompanhe através da rede social Facebook Prouni 2018.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: