Inscrições ProUni 2018 Segundo Semestre

Atualizado em: 17 maio 2018

by Prouni 2018 on 17/05/2018

Para os estudantes que ainda almejam conquistar uma bolsa pelo ProUni, terão em breve terá início o segundo semestre de inscrições! No começo de junho, o MEC (Ministério da Educação) dará início do período de inscrição do ProUni 2018 segundo semestre, veja aqui como realizar a sua inscrição.

O MEC dará início ao segundo semestre de inscrições do ProUni 2018 no início do mês de junho, para aqueles participantes que não conseguiram uma vaga e não se inscreveram no primeiro semestre.

A realização da inscrição do segundo semestre do ProUni 2018 poderá ser feita somente no site oficial do ProUni, disponível neste link http://siteprouni.mec.gov.br/.

Como e onde realizar a inscrição no segundo semestre do ProUni 2018

Para poder dar início à inscrição do ProUni 2018, o aluno precisa informar o número de inscrição do Enem 2017 e sua senha. Caso o participante não lembre-se, é só acessar a página do exame, e lá terá todas as informações referentes a sua inscrição.

Além de informar o seu número de inscrição, o estudante terá que informar um endereço de e-mail pessoal válido, pois através deste, o MEC o notificará com informações referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do ProUni, e demais coisas.

Primeira Chamada Prouni 2018

Além disso, os participantes que estão realizando a inscrição no segundo semestre do ProUni 2018, deverá informar dois tipos de curso, turnos e instituições de sua preferência.

Após realizar a sua inscrição no segundo semestre do ProUni 2018, o aluno deverá acessar novamente o site no próximo dia, pois será divulgada a lista dos pré-selecionados, que são os mais bem colocados do dia que foi realizado a inscrição.

Serão realmente selecionados aqueles alunos que estiverem na lista após o término das inscrições do segundo semestre do ProUni 2018.

Aqueles que não foram relacionados, não desistam, pois ainda tem a lista de espera. Caso algum aluno não se apresente em uma das instituições selecionadas pelo mesmo, serão chamados os que estão na lista.

Quem pode participar do segundo semestre de inscrições do ProUni 2018

O ProUni é um programa criado pelo MEC, como benefício maior, para aqueles estudantes de baixa renda que não tem condições de pagar uma faculdade privada.

Podem fazer parte deste benefício, aqueles alunos que tenham cursado o ensino médio completo em escolas de rede pública ou, parte em escola de rede pública e parte em escola de rede privada na condição de bolsa integral.

Além destes, é aceito também pessoas com deficiência ou, professores de escolas de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Caso algum destes forem selecionados no segundo semestre de inscrições do ProUni 2018 precisam apresentar nas instituições os documentos como: identidade do estudante e dos membros familiares; comprovante de residência; comprovante de rendimento; comprovante de separação, divórcio ou óbito, caso seja; comprovante de pagamento de pensão alimentícia; comprovante de conclusão do ensino médio; comprovante de deficiência, caso seja. Aqueles que são professor da rede pública devem apresentar o comprovante de professor da educação básica.

Existem dois tipos de bolsas no ProUni 2018, sendo elas: Integrais e Parciais. A bolsa integral, é aquela que abrange 100% do valor da instituição, e só pode ser adquirida pelo participante que comprove renda integral de um salário mínimo e meio por pessoa da família.

Já a bolsa parcial, ela oferece 50% de desconto no valor estabelecido pelo curso escolhido pelo participante na instituição selecionada. Essa bolsa, pode ser adquirida pelos participantes que comprovem a renda integral per capita de até três salários mínimos.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é totalmente encarregado de averiguar se os dados prestados na inscrição do segundo semestre do ProUni 2018 são verdadeiros.

Caso o participante preste qualquer informação falsa, não terá direito de nenhuma bolsa e ainda não será selecionado.

Caso queira ficar ainda mais por dentro do programa, acesse nossa página do Facebook ProUni 2018. Curta e compartilhe.

[Total: 1    Média: 3/5]

Comments

comments

Notícia anterior:

Próxima notícia: