Inscrições Prouni 2018 Segundo Semestre começam em breve

Atualizado em: 9 junho 2018

by Prouni 2018 on 09/06/2018

Prouni 2018 Segundo Semestre Inscrições: Atenção, quem participou do processo seletivo no primeiro semestre de 2018 para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos e não foi contemplado em breve terá uma nova oportunidade.

O Prouni 2018 é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC que concede bolsas de estudos que custeiam integral (100%) ou parcial (50%) do valor das mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Veja quem pode concorrer a uma bolsa do Prouni 2018

Primeira Chamada Prouni 2018Para estar apto a participar do processo seletivo das bolsas do Prouni 2018 no segundo semestre o participante deve atender aos seguintes critérios:

Quanto a conclusão do Ensino

  1. Estudantes que cursaram o ensino médio apenas em escolas da rede pública;
  2. Estudantes que cursaram parte do ensino médio em escolas particulares porém na condição de bolsista integral;
  3. Ter realizado as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem;
  4. Ter conseguido no Enem nota igual ou superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos e não ter “zerado” a prova de Redação;

Quanto à situação socioeconômica

A situação socioeconômica é um requisito muito importante para quem deseja uma bolsa de estudos do Prouni 2018 2º semestre, o que vai determinar se o participante está apto e qual o tipo de bolsa pode concorrer no processo seletivo.

  1. A renda familiar bruta per capita do participante deve estar entre 1,5 à 3 salários mínimos;
  2. Participantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo pode concorrer a bolsa de estudos integral do Prouni 2018;
  3. Participantes com renda familiar acima de 1,5 salário mínimo que não chegue ao valor máximo de 3 salários mínimos pode concorrer a bolsa de estudos parcial.

A renda familiar é calculada com a soma da renda de cada membro economicamente ativo da família dividido pelo número de pessoas que fazem parte da família, inclusive os que não possuem renda.

Pessoas com Deficiência Física

As pessoas portadoras de deficiência física podem concorrer a bolsas de estudos do Prouni 2018 a vagas destinadas especificamente para elas. No entanto, caso sejam selecionadas deverão no ato da matrícula apresentar a comprovação da deficiência que são portadoras.

Professores

Os professores que pretendem continuar sua formação acadêmica utilizando as bolsas de estudos do Prouni 2018 não precisam atender aos critérios de situação socioeconômica, desde que a bolsa de estudos pretendida seja para os cursos de licenciatura e magistério.

Apenas os professores que compõem o quadro de pessoal efetivo podem se beneficiar deste critério.

Mesmo atendendo o que se refere à participação na última edição do Enem, os professores devem como os demais candidatos ter realizado as provas do Exame e obtido nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e nota superior a zero na prova de Redação.

Como é feita a inscrição para participar da segunda edição do Prouni 2018

As inscrições para participar do Prouni 2018 2º semestre acontecerão em etapa única e podem ser realizadas exclusivamente pela internet.

Durante o período de inscrições os participantes devem acessar o endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.

Para realizar a inscrição é necessário que os participantes informem:

  • Número de inscrição do Enem 2017;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física – CPF
  • Duas opções de curso em ordem de preferência.

Além dessas informações todos os participantes terão que preencher um questionário com perguntas referentes à situação socioeconômica.

Em caso de dúvidas, o participante poderá aqui mesmo no site acessar o Passo a Passo de como realizar a inscrição no Prouni 2018 2º semestre.

Prouni 2018 2º semestre terá vagas reservadas ao sistema de cotas?

Assim como os demais processos seletivos públicos, o Prouni 2018 2º semestre terá vagas reservadas para atender ao sistema de cotas.

As vagas do sistema de cotas são destinados aos participantes que no último censo realizado pelo IBGE foram registrados como sendo pretos, pardos e indígenas.

No entanto, estes participantes podem optar por concorrer às vagas de ampla concorrência das bolsas de estudos do Prouni 2018 2º semestre.

Processo seletivo e resultado do Prouni 2018 2º semestre

Ao término do período de inscrições o Sisprouni, sistema informatizado do Prouni irá selecionar em ordem decrescente de acordo com a nota obtida no Enem, opção de curso e número de bolsas de estudos oferecidas os candidatos com as melhores classificações. Esta é a primeira chamada.

Na segunda chamada concorrem os participantes ainda não contemplados e também os contemplados com a segunda opção de curso.

Lista de Espera do Prouni 2018

Todos os participantes não selecionados nas duas chamadas regulares e também os que foram selecionados com a segunda opção de curso, podem dentro do período estipulado no Cronograma do Prouni 2018 2º semestre manifestar o interesse em participar da Lista de Espera.

Na Lista de Espera o participante concorre apenas com sua primeira opção de curso que informou quando realizou a inscrição para o Prouni 2018 2º semestre.

Todo resultado com a lista dos contemplados no Prouni 2018 2º semestre estará disponível no site oficial do Prouni 2018. Mas pode ser consultado também através do número de telefone disponibilizado pelo MEC, o 0800-61-61-61.

Prouni 2018 no Facebook

Sempre é bom saber mais, então se você quer mais informações sobre o segundo processo seletivos das bolsas de estudos do Prouni 2018 visite a nossa página no Facebook. Curta e compartilhe.

[Total: 26    Média: 2.9/5]

Comments

comments

Notícia anterior:

Próxima notícia: