Inscrições ProUni 2018 Primeiro Semestre

Atualizado em: 24 abril 2017

by Prouni 2018 on 24/04/2017

Como fazer inscrição para o ProUni 2018? Entre o fim do mês de janeiro e o início de fevereiro, será aberto o período de inscrições do ProUni 2018 – Programa Universidade para Todos. Os estudantes interessados em participar do processo seletivo deverão se inscrever exclusivamente via internet, sem pagamento de taxa. O edital da seleção será divulgado nos primeiros dias do ano.

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) o ProUni 2018 é um programa do Governo Federal, criado no ano de 2004, como objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior no país. Para isso, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de faculdades particulares de todo o Brasil.

Quem pode se inscrever no ProUni 2018?

Para fazer inscrição do ProUni 2018, o candidato precisa participar do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) e atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

PROUNI 2018

  • Ter cursado todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública;
  • Ter cursado todos os anos do ensino médio na condição de bolsista integral em escolas particulares;
  • Ter cursado todos os anos do ensino médio parcialmente em escolas públicas e parcialmente em escolas particulares, desde que na condição de bolsista integral desta;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor de magistério na rede pública de ensino, em pleno exercício do cargo, com objetivo de concorrer a bolsas em licenciatura.

Quais os requisitos de renda para cada bolsa do ProUni 2018?

O limite máximo de renda do ProUni 2018 é diferente para cada tipo de bolsa, conforme descrição a seguir:

  • Bolsa integral ProUni 2018 (100%): renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial ProUni 2018 (50%): renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Os requisitos de renda, citados anteriormente, não se aplicam aos candidatos que são professores de magistério em escolas públicas, que buscam bolsas em cursos de licenciatura.

Em qual site são feitas as inscrições para o ProUni 2018?

O único meio oficial de fazer inscrição no ProUni 2018 é o site oficial do Programa, disponível no portal do MEC, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/.

A organização não reconhece nenhum outro meio como oficial e não cobra nenhum valor correspondente à taxa de inscrição. Portanto, é essencial ficar atento ao se inscrever.

Como fazer inscrição no ProUni 2018?

Para se inscrever no ProUni 2018, o candidato precisa acessar a página oficial do Programa e informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los facilmente em links de apoio disponíveis na própria página de inscrição.

Durante o registro, é necessário informar um endereço de e-mail e número de telefone válidos. Tais meios servirão como veículos de comunicação entre o MEC e os estudantes, portanto, devem ser atuais.

Antes de terminar o processo de inscrição, o estudante ainda precisa informar dados referentes ao seu grupo familiar, especificando a quantidade e o rendimento de cada membro da família. Tais informações precisam ser verdadeiras, visto que é necessário comprová-las diretamente na faculdade após uma possível seleção, sob pena de desclassificação caso haja fraudes.

Por fim, para completar a inscrição, cada participante tem o direito de escolher até duas opções de curso diferentes, em ordem de preferência.

Em cada uma das opções é necessário indicar o tipo de bolsa (integral e parcial) e a modalidade de concorrência. Além de ampla concorrência, o ProUni 2018 também reserva vagas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas.

Quando começam as inscrições do ProUni 2018?

Levando em conta as datas escolhidas para o período de inscrição do processo seletivo do primeiro semestre de 2017, quando as inscrições começaram no dia 31 de janeiro e terminaram no dia 03 de fevereiro, pode-se prever as datas de 2018.

A expectativa é de que as inscrições do ProUni 2018 primeiro semestre tenham início às 10h do dia 30 de janeiro, uma terça-feira, prosseguindo até às 23h59min da sexta-feira seguinte, dia 02 de fevereiro, levando em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Além de acompanhar as notícias diretamente em nosso site, curta também a página do ProUni 2018 no facebook e compartilhe com seus amigos todas as novidades!

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Notícia anterior:

Próxima notícia: