Inscrições Prouni 2018 começam em breve

Atualizado em: 14 agosto 2017

by Prouni 2018 on 14/08/2017

O Ministério da Educação abrirá em breve, o período de inscrições para bolsas de estudo em faculdades particulares da primeira edição de 2018 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni é uma alternativa para os alunos que não foram aprovados nas universidades públicas pelo Sisu, o programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Mesmo o candidato sendo aprovado no Sisu em uma universidade pública em outra cidade ou estado, mas não pode se mudar, costuma optar por fazer uma faculdade particular em seu município com bolsa do Prouni 2018. O participante pode se inscrever no Sisu e no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Mas, caso seja selecionado nos dois programas, terá de escolher entre a bolsa do Prouni e a vaga do Sisu.

Requisitos Prouni 2018

Inscrições Prouni 2018 começam em breve

Para participar do programa, o candidato deve ter feito o Enem 2017, obtido a pontuação mínima de 450 pontos na média das notas do exame, e não ter tirado zero na redação.

Além disso, os candidatos interessados em participar do Prouni devem atender ao menos uma das seguintes exigências: Não ter diploma de ensino superior, ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou na rede privada como bolsista integral da própria escola ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola, ser pessoa com deficiência, ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Como se Inscrever no Prouni 2018

As inscrições para participar do processo seletivo do Prouni 2018 são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente no endereço eletrônico do Programa http://siteprouni.mec.gov.br/. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2017 e a senha.

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar, sendo considerada válida a última inscrição realizada. No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o Prouni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2017.

Bolsas Prouni 2018

O Prouni 2018 disponibiliza duas modalidades de bolsas de estudos, a parcial e a integral. O que determina a modalidade que o candidato terá direito será o valor da sua renda familiar bruta mensal. Para concorrer às bolsas integrais: renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa; e para concorrer às bolsas parciais: renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Desde a sua criação em 2004 até hoje, o Prouni já ofereceu mais de 1,2 milhões de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Curta e compartilhe o Proui 2018 nas redes sociais.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Tatiana Chaves Madeira janeiro 30, 2018 às 16:02

gostaria de saber como faco a incrição para prouni

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: