Inscrições do Prouni 2018 começam nesta terça-feira 06-02

Atualizado em: 29 janeiro 2018

by Prouni 2018 on 31/01/2018

Inscrições ProUni 2018 primeiro semestre: Veja quando e como fazer! O MEC (Ministério da Educação) divulgou o edital confirmando todas as regras e data oficial do período de inscrição do ProUni 2018 – Programa Universidade para Todos. O processo seletivo deste primeiro semestre será aberto no dia 6 de fevereiro e segue até o dia 9 (sexta-feira). As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet.

O ProUni 2018 é um programa do Governo Federal, gerenciado pelo MEC, criado no ano de 2004, com o objetivo de ajudar na democratização do acesso ao ensino superior do país. Nesse sentido, oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de faculdades particulares espalhadas por todo o país.

Quando começa o período de inscrição do ProUni 2018 primeiro semestre?

Faculdades, Vagas e Cursos do Prouni 2018Ao longo dos anos, o processo seletivo do ProUni é aberto sempre em seguida ao encerramento das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), um outro programa gerenciado pelo MEC, mas que oferece vagas em cursos de instituições públicas de ensino superior.

Ambos os programas, junto também do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia cursos superiores em instituições não gratuitas, utilizam as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seus processos seletivos. Portanto, esse é o principal motivo da sequência nas datas das seleções.

O MEC divulgou o resultado do Enem 2017 nesta segunda-feira. Desta maneira, o edital do ProUni 2018, confirmou o início das inscrições do programa para o dia 06 de fevereiro, segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições do Sisu.

O período de inscrição do ProUni 2018 primeiro semestre também deve terminar na quinta-feira da mesma semana que iniciar. Assim, os estudantes terão até às 23h59min do dia 09 de fevereiro, seguindo o horário oficial de Brasília/DF, para se inscrever e concorrer à bolsa de estudo no tão sonhado curso superior.

Quem pode participar do ProUni 2018? Como são feitas as inscrições?

Os requisitos do ProUni 2018 são basicamente dois. O primeiro deles está relacionado à participação do estudante no Enem 2017 e o segundo, por sua vez, ligado ao rendimento familiar bruto mensal.

Para fazer inscrição no ProUni 2018 primeiro semestre, o candidato precisa ter participado do Enem 2017 e alcançado nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas, além de ter tirado mais do que zero na redação.

Além disso, os participantes precisam se enquadrar no requisito de renda do ProUni 2018. Para concorrer às bolsas integrais, os estudantes devem comprovar rendimento familiar bruto mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. No caso das bolsas parciais, a renda familiar bruta não pode ultrapassar 3 salários mínimos por mês.

Site Oficial do Prouni 2018

As inscrições para o ProUni 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, através da página oficial do programa, disponível no portal no MEC no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/.

No acesso, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição do Enem 2017 e a senha cadastrada no ato da inscrição. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los com facilidade em links de apoio disponíveis na própria página de inscrição.

Cada estudante terá a opção de se inscrever em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Em cada escolha, deve ser indicado o tipo de bolsa, se integral (100%) ou parcial (50%), bem como a modalidade de concorrência às vagas. Além da ampla concorrência, o ProUni também reserva vagas aos estudantes autodeclarados negros, pardos ou indígenas.

O resultado do ProUni 2018 primeiro semestre será divulgado em, no máximo, dois dias após o encerramento do período de inscrição.

Assim que o MEC confirmar o cronograma oficial do ProUni 2018 e todas as regras da seleção, no edital que será publicado, divulgaremos a informação aqui em nosso site.

Continue nos visitando e curta a página do ProUni 2018 no facebook para se manter bem informado!

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: