Inscrições Bolsas Remanescentes ProUni 2018 2 Segundo Semestre

Atualizado em: 17 agosto 2018

by Prouni 2018 on 17/08/2018

Novas oportunidades no ProUni 2018: Ainda dá tempo de conquistar uma bolsa neste ano! Na próxima segunda-feira (20), serão abertas as inscrições para as bolsas remanescentes do ProUni 2018 (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre. Os benefícios serão oferecidos tanto para estudantes que ainda não estão matriculados, quanto para aqueles que já estão estudando o curso superior nas respectivas instituições participantes.

Neste ano já foram abertos dois processos seletivos regulares do ProUni, um no primeiro e outro no segundo semestre letivo. No início do ano, foram oferecidas 242.987 bolsas, sendo 113.863 integrais (100%) e 129.124 parciais (50%). Na seleção do meio do ano, por sua vez, a oferta foi de 174.289 bolsas.

O resultado da segunda chamada do último processo seletivo foi divulgado no dia 16 de julho. As vagas que não foram preenchidas serão disponibilizadas agora, na oferta de bolsas remanescentes.

Quem pode se inscrever no ProUni 2018 bolsas remanescentes?

Como se inscrever no Prouni 2018As regras das bolsas remanescentes do ProUni 2018 segundo semestre são praticamente idênticas às dos processos seletivos que já aconteceram neste ano, no primeiro e no segundo semestre.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni, integral ou parcial, ainda este ano, o candidato precisa satisfazer pelo menos um dos requisitos a seguir:

  • Ser professor de escola da rede pública, em pleno exercício do magistério da educação básica, com interesse em concorrer a uma bolsa em cursos de licenciatura;
  • Ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, conquistando um rendimento de, no mínimo, 450 pontos na média geral e nota maior do que zero na redação.

De acordo com o item 2.3 do edital das bolsas remanescentes do ProUni 2018 segundo semestre, é vedada a inscrição ao estudante que tenha Termo de Concessão de Bolsa emitido no processo de seleção regular, que aconteceu no segundo semestre deste ano.

A regra também se aplica a estudantes que tenham o Termo de Concessão de Bolsa Remanescente emitido no segundo semestre de 2018.

Qual o requisito de renda para as bolsas remanescentes do ProUni 2018?

Prouni 2018 Inscrições e Bolsa RemanescentesAssim como nos processos seletivos regulares, o requisito de renda do ProUni 2018 bolsas remanescentes varia de acordo com o tipo de bolsa escolhida pelo participante.

Estudantes que pretendem concorrer às bolsas integrais, devem comprovar rendimento familiar bruto mensal de, no máximo, 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Por sua vez, os candidatos que tiverem a intenção de concorrer às bolsas parciais, de 50% do valor do curso, precisam comprovar renda bruta máxima mensal de 3 salários mínimos por pessoa.

Os professores de magistério em escolas da rede pública, que vão concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, são dispensados da comprovação de renda.

Qual o período de inscrição e como se inscrever para as bolsas remanescentes do ProUni 2018 segundo semestre?

Na verdade, existem dois períodos de inscrição do ProUni 2018 segundo semestre bolsas remanescentes, sendo um para estudantes matriculados na instituição e outro para candidatos que ainda não possuem vínculo com a faculdade.

Entre os dias 20 (segunda-feira) e 24 (sexta-feira) de agosto, as inscrições deverão ser realizadas apenas por estudantes que não estão matriculados na instituição de educação superior em que deseja concorrer à bolsa de estudo.

O prazo para os estudantes que já estão matriculados na faculdade em que desejam se inscrever à bolsa remanescente, também começa em 20 de agosto, mas termina apenas no dia 28 de setembro, uma sexta-feira.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, através da página oficial do programa, no portal do MEC (Ministério da Educação), disponível no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/.

Curta a página do ProUni 2018 no facebook. Desejamos boa sorte!

[Total: 5    Média: 3/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior: