Faculdades, Vagas e Cursos do Prouni 2018

Atualizado em: 24 outubro 2017

by Prouni 2018 on 24/10/2017

Neste artigo você terá informações referentes às faculdades do Prouni 2018. Os candidatos que pretendem de participar no Programa Universidade para Todos devem ficar atentos, pois a previsão é de que as inscrições terão início na primeira quinzena de fevereiro. O programa possui dois processos seletivos, um de bolsas regulares e o de ocupação de bolsas remanescentes.

É importante lembrar que, para ambas bolsas, o candidato deverá ter participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, entretanto, uma deverá ser do ano imediatamente anterior e a outra é referente ao exame de 2010 em diante, além de outras exigências.

O Prouni 2018 é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual foi criado pelo Governo Federal em 13 de janeiro de 2005 na Lei nº 11.096. O programa possui propósito de disponibilizar bolsas parciais ou integrais em instituições privadas utilizando apenas a nota do exame como método de seleção.

Como visualizar as faculdades disponíveis no Prouni 2018

As faculdades cadastradas no Prouni 2018 poderão ser visualizadas no período de inscrição, que deverá ser feito no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/ com previsão de disponibilidade na primeira quinzena de fevereiro.

Faculdades, Vagas e Cursos do Prouni 2018

Normalmente algumas instituições têm participação frequentemente como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA); Centro Universidade UNISEB (UNISEB-Estácio); Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS); Unime na Bahia; UNICID (Universidade Cidadania de São Paulo); Unopar e entre outros que temos como previsão que estarão presente nesta edição.

Caso o programa permaneça com o mesmo mecanismo de busca para visualizar as universidades e número de vagas disponíveis no Prouni 2018 acompanhe aqui o passo a passo: Primeiro acesse a página do programa, clique na opção “procurar por instituição”. Assim informe a faculdade que tenha preferência e clique em “pesquisar”. O programa abrira informações sobre a instituição como número de vagas e tipo de modalidade de concorrência e tipo de bolsa incluindo o valor da mensalidade.

Para aqueles que não possuem uma instituição em mente poderá efetuar a procurar por curso. A consulta também é feita no mesmo site, entretanto basta clicar na opção “procurar por curso”.

Como se inscrever e exigências do Prouni 2018

Todo programa do Ministério da Educação possui algumas exigências e com o Prouni 2018 não será diferente. Como já apresentamos, primeiramente, o estudante deverá ter participação no Enem 2017 e obter nota média equivalente a 450 pontos e não zerar a redação, isto para à chamada regular.

Outras exigências é que o candidato não poderá ser portador de diploma do ensino superior e deverá atender a pelo menos uma destes requisitos: concluir o ensino médio em escola de rede pública; cursado todo o ensino médio em escola de rede privada na condição de bolsista integral; estudo parcialmente em escola de rede pública, mas ter concluído em escola privada na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência ou seja professor de magistério em escola da rede pública, em pleno exercício do cargo, com objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.

O Prouni 2018 possui dois tipos de bolsas, sendo a parcial e a integral. Para aqueles que possuem preferência pelas bolsas parciais deverá obter uma renda salarial bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. O valor parcial pode chegar até 50% dependendo da renda do estudante. Já para as bolsas integrais é preciso de até uma salário mínimo e meio por pessoa.

Aqueles que estiverem aptos a se inscrever no Prouni 2018, basta acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/ com o número de inscrição do Enem 2017 (referente a inscrição da chamada regular, pois para a remanescente será de outra forma) e a senha. O cadastro é gratuito e feito apenas pelo link acima.

Para mais informações sobre o programa, curta e compartilhe a página do Facebook Prouni 2018. Boa sorte!

[Total: 1    Média: 1/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: