Edital e Inscrições do ProUni 2018

Atualizado em: 26 janeiro 2018

by Prouni 2018 on 26/01/2018

Veja aqui tudo sobre o edital e inscrições do ProUni 2018! O Ministério da Educação (MEC) já publicou o edital do ProUni 2018 (Programa Universidade para Todos) e confirmou as datas do período de inscrição. Os estudantes interessados em concorrer à bolsas de estudo em faculdades particulares, terão entre os dias 06 e 09 de fevereiro para se inscreverem no site oficial.

O processo seletivo do ProUni 2018 primeiro semestre irá ofertar bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições particulares de ensino superior de todo o país.

Como fazer inscrição no ProUni 2018 primeiro semestre?

Para fazer inscrição no ProUni 2018 primeiro semestre, o estudante precisa acessar a página oficial do programa, disponível no portal do MEC, no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/.

Como se inscrever no Prouni 2018No acesso à página, será necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha cadastrada no ato da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, realizada em maio do ano passado. Aqueles estudantes que não se lembrarem dos dados, poderão recuperá-los com facilidade no próprio site de inscrição.

Ao se inscrever, cada candidato terá a chance de escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Em cada um dos cursos, deverá ser indicada a bolsa pretendida, se integral ou parcial, bem como a modalidade de concorrência às vagas.

O ProUni 2018 disponibiliza, além da ampla concorrência, políticas de ações afirmativas que favorecem estudantes que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, bem como portadores de deficiência.

Quem pode se inscrever no programa? Veja as principais regras do edital do ProUni 2018!

Primeiramente, é importante ressaltar que o Programa Universidade para Todos é direcionado exclusivamente para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de educação.

Como exceção à principal regra do ProUni 2018, o MEC também aceita a participação de estudantes que concluíram o ensino médio em alguma escola particular, desde que na condição de bolsista integral na respectiva instituição de ensino.

Também é importante ressaltar que pessoas com deficiência são dispensados do requisito citado acima. Além dessas pessoas, professores de magistério na rede pública de ensino também não precisam cumprir com o requisito de escolaridade, sendo dispensados também do requisito de renda.

Bolsas de Estudos do Prouni 2018

O requisito de renda do ProUni 2018, que varia de acordo com o tipo de bolsa pretendida pelo participante. Estudantes interessados em concorrer a bolsas integrais, devem comprovar que o rendimento familiar bruto mensal não ultrapassa um salário mínimo e meio por pessoa.

As bolsas parciais, por sua vez, são direcionadas a estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Por fim, um outro requisito essencial à participação no processo seletivo do ProUni 2018, é a participação no Enem 2017. Cada estudante precisa ter conquistado nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas e não podem ter zerado a redação.

É indispensável que todos os estudantes interessados em participar do processo de seleção leiam atentamente o edital do ProUni 2018, disponível neste link, para ficar ainda mais por dentro de todos os detalhes e regras do programa.

O resultado do ProUni 2018 será divulgado em duas chamadas regulares, que acontecerão nos dias 14 de fevereiro e 02 de março. A lista de espera, para quem não for selecionado no curso de primeira opção, ficará aberta entre os dias 16 a 19 de março.

Estamos na torcida por você! Curta a nossa página no facebook e acompanhe todas as novidades!

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: