Como funciona o Prouni 2018

Atualizado em: 1 fevereiro 2017

by Prouni 2018 on 01/02/2017

ProUni 2018, saiba como funciona: Não perca a oportunidade de ingressar no Ensino Superior. Chegou a hora de concorrer a uma bolsa de estudos em mais uma edição do ProUni – Programa Universidade para Todos. O ProUni 2018 vai distribuir milhares de bolsas de estudos para jovens estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de cursos de nível superior.

Podemos dizer que o Programa é um dos mais esperados por aqueles que têm interesse em cursar um curso superior utilizando os benefícios oferecidos pelo Governo Federal. O grande atrativo do ProUni 2018 é que ao final do curso o estudante não tem que pagar nenhum valor ou arcar com dividas referentes as mensalidades do curso.

Os candidatos que realizarem inscrição do ProUni 2018 concorrerão a bolsas de estudos destinadas a custear mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas de estudos podem ser integrais ou parciais.

As bolsas de estudos integrais do ProUni 2018 custeiam 100% do valor das mensalidades, e para ter o direito de concorrer bolsas desta modalidade os candidatos devem ter uma renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio. Já a modalidade da bolsa de estudos parcial do ProUni 2018 é destinada aos candidatos que possuam uma renda familiar de um e meio até três salários mínimos, e custeia 50% do valor das mensalidades do curso superior escolhido.

Requisitos para inscrição no ProUni 2018

O processo para se inscrever no ProUni 2018 para concorrer às bolsas de estudos ali oferecidas é realizado apenas na internet. O primeiro passo é acessar o endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br e preencher informações pessoais e de seu grupo familiar. Deve ser informado também o número de inscrição e a senha do Enem 2017.

O principal requisito para participar do processo seletivo do ProUni 2018 é que os candidatos tenham realizado as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017. É exigido que os candidatos tenham obtido nas provas de conhecimentos uma nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos ( Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática).

Como funciona o Prouni 2018

Já na prova de Redação o candidato deve ter nota superior a zero. No entanto, vale lembrar que quanto maior a media final do Enem, maior a chance de ser selecionado para usufruir da bolsa de estudos oferecida pelo ProUni 2018.É necessário que os candidatos atendam também a pelo menos um dos requisitos para se inscreverem, que são:

  • Ser aluno que cursou todo o ensino médio em escola pública;
  • Ser portador algum tipo de deficiência física;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino e que queira uma bolsa de estudos do ProUni 2018 para custear as mensalidades de cursos de Licenciatura.

Os estudantes que durante o ensino médio estudaram em escola particular podem participar do Prouni 2018 desde que tenha estudado na condição de bolsistas com bolsa de estudos oferecida pela escola que frequentaram. Para os professores que desejam se inscrever para concorrer a bolsa de estudos não é necessário comprovar renda familiar.

Resultado do ProUni 2018

O resultado do processo seletivo do ProUni 2018 será divulgado em duas chamadas. Ao se inscrever o candidato informa até duas opções de curso. A primeira chamada divulga a lista dos candidatos pré-selecionados com a primeira e segunda opção de curso. A data em que será divulgado o resultado será divulgada posteriormente pelo MEC.

A lista com o resultado da segunda chamada com o nome dos pré-selecionados remanescentes também não tem data prevista para ser divulgada. Todo o cronograma do ProUni 2018 será divulgado em edital no site do programa.

Os candidatos que não constarem como pré-selecionados em nenhuma das chamadas terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni 2018. Dentro do prazo estipulado devem acessar o site do ProUni e confirmar que desejam concorrer as bolsas de estudos não ocupadas nas chamadas regulares.

Para mais informações acesse a página do ProUni 2018 no Facebook, curta e compartilhe.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: