Bolsas Remanescentes ProUni 2018 Segundo Semestre

Atualizado em: 1 agosto 2017

by Prouni 2018 on 01/08/2017

Inscrição bolsa remanescente ProUni 2018 segundo semestre: Nessa segunda-feira (31) serão abertas as inscrições para as bolsas remanescentes do ProUni 2018 – Programa Universidade para Todos. O processo seletivo oferecerá 77 mil bolsas de estudo, neste segundo semestre do ano, em faculdades particulares de todo o país. Os candidatos precisam se inscrever via internet.

No processo seletivo regular do segundo semestre, foram ofertadas 147.492 bolsas do ProUni 2018, em 1.076 instituições particulares de educação superior de todo o Brasil. As vagas não preenchidas serão novamente oferecidas.

Quem pode se inscrever para as bolsas remanescentes do ProUni 2018?

Podem fazer inscrição nas bolsas remanescentes do ProUni 2018 deste segundo semestre os candidatos que atenderem a pelo menos um dos dois requisitos que seguem:

  • Ser professor de escola da rede pública, em pleno exercício do magistério da educação básica, com objetivo de concorrer a bolsas em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir do ano de 2010, e conquistado nota média igual ou maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação.

Lembrando que o ProUni 2018 é destinado a estudantes membros de famílias de baixa renda, que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou como bolsistas integrais em escolas particulares. Pessoas com deficiência não precisam obedecer ao requisito para se inscrever no Programa.

Qual a renda do ProUni 2018 para bolsas integrais e parciais?

Bolsas Remanescentes ProUni 2018 Segundo Semestre

Caso o candidato seja um professor de magistério que se encaixe no primeiro requisito citado acima, a condição de escolaridade é dispensada, assim como a comprovação de renda.

A renda do ProUni 2018 é diferente para cada uma das modalidades de bolsas disponíveis, conforme descrição a seguir:

  • Renda bolsa integral ProUni 2018: o rendimento familiar bruto mensal para estudantes que pretendem concorrer a bolsas integrais (100%) não pode ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Renda bolsa parcial ProUni 2018: por sua vez, a renda familiar bruta mensal para candidatos que vão concorrer a bolsas parciais (50%) não pode ser maior do que três salários mínimos por pessoa.

Como fazer inscrição para as bolsas remanescentes do ProUni 2018?

As inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, na página oficial do programa dentro do portal do MEC, disponível no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.

No primeiro acesso, antes de se inscrever, o estudante precisa se cadastrar no sistema. Para isso, é preciso informar o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento.

Com os dados informados durante o cadastro, o sistema informatizado terá acesso ao histórico dos estudantes a partir de 2010 no Enem e, assim, será verificada a possibilidade de participação no processo seletivo.

Feita a verificação no sistema, o cadastro será concluído mediante cadastro de uma senha e informação de um endereço de e-mail válido, através do qual será enviado um link de ativação da etapa. Clicando no link, o estudante será direcionado à página de inscrição.

Para fazer inscrição nas bolsas remanescentes do ProUni 2018, o estudante precisa informar o número do seu CPF e senha cadastrada.

Qual o prazo para inscrição no ProUni 2018 bolsa remanescente?

O processo seletivo conta com dois prazos diferentes para o final do período de inscrição do ProUni 2018 bolsas remanescentes, que começa nessa segunda-feira, dia 31 de julho.

Para estudantes que ainda não estiverem matriculados no curso da faculdade em que deseja se inscrever, a data limite será dia 25 de agosto, uma sexta-feira.

Por sua vez, estudantes que já estão matriculados no curso da faculdade onde irá se inscrever terão até o dia 30 de outubro, uma segunda-feira, para realizar inscrição no sistema.

As inscrições podem ser feitas até mesmo por candidatos que já participaram de outros processos seletivos do Programa Universidade para Todos.

Curta a página do ProUni no facebook e continue visitando nosso site para ficar sempre bem informado!

[Total: 1    Média: 4/5]

Comments

comments

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: